Seguidores

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Vocação


Vocação

Todos os anos, a Igreja, durante o mês   de agosto , incentiva os batizados a refletir sobre o sentido da vida à luz da dimensão vocacional.
A vocação é o chamado de Deus dirigido à todas as pessoas, seja em particular, seja em grupo, mas sempre em favor da comunidade. Trata-se de um chamado que requer doação, disponibilidade e entrega: Um desafio para todas as pessoas, principalmente os  jovens! Mas se Deus, não há do que ter medo.
O que é  Vocação? Trata-se de algo ligado à pessoa humana, aquilo que assumimos e jamais poderemos deixar de ser. EX: Um pai de família, uma vez pai, sempre pai, independente do que venha a fazer.
Em cada final de semana de agosto refletimos sobre cada uma das vocações.

1°- Domingo: VOCAÇÃO SACERDOTAL -O essencial do sacerdote e de sua missão que está na participação da missão evangelizadora,sacerdotal e profética de Jesus, abraçada de modo exclusivo e total. Sua vida deve tornar-se uma história de amizade com Deus. É missão do padre formar verdadeiros discípulos e missionários de Cristo. A Igreja precisa desenvolver uma forte animação vocacional para termos um número maior de sacerdotes para as comunidades cristãs e muitos missionários para pregar a Boa Nova aos dois terços da humanidade que ainda não conhece o Salvador.
2°- Domingo: VOCAÇÃO MATRIMONIAL - Tem por objetivo principal o que o cristianismo tem por fundamento : O amor.Isso acontece através da união de duas pessoas. É nisso que o esposo e a esposa encontram sua felicidade. O amor é indispensável e deve ser cultivado. Uma planta cresce na medida em que for regada e cuidada. O importante no matrimonio não é ser feliz, mas fazer o outro feliz. Aquele que consegue fazer o outro feliz, ele é feliz também.
3°- Domingo : VOCAÇÃO RELIGIOSA _ Ao falar da vida religiosa consagrada, falamos de um ideal de vida baseado na perfeição da caridade e alimentação pela observância dos conselhos evangélicos de Castidade, Pobreza e Obediência. Para entendermos bem esta vocação é importante  a passagem do Evangelho que fala do jovem rico, a quem foi feita uma grande proposta." Se queres ser perfeito, vai, vende o que tens, vem e segue-me". "Se queres" é convite e não obrigação. Falamos de homens e mulheres, de um único amor, o amor a Cristo, concretizado nas obras de em favor da pessoa humana ; escolas, asilos, orfanatos, albergues e outras obras que promovem a dignidade humana da pessoas que não são lembradas nas políticas sociais. A Igreja não quer empregado do culto, mas "consagrados" ao serviço do Evangelho. São Francisco de Assis é um grande exemplo para quem quer optar por esta vida.Deixando para traz sua família, riqueza e prestígio , o jovem Francisco optou por uma vida humilde, pobre, dedicada à contemplação e à evangelização.
4° -Domingo: VOCAÇÃO LEIGA - É a grande maioria dos cristãos , são leigos que se dedicam a construir o Reino de Deus por meio de atividades gratuitas. Essa dedicação se funda na fé e na assunção concreta das obrigações vindas do batismo e da confirmação. Os leigos e leigas participam da obra evangelizadora e assistencial da Igreja; dentre elas , a catequese, a liturgia, a  pastoral da visitação, a pastoral da sobriedade, da criança, do idoso, da saúde etc....Eles são a presença da Igreja atuando e fazendo o Reino de Deus sair do sonho e do projeto irrealizável.

RESUMINDO - Vocação é um chamado de Deus, que a pessoa sente no coração. Cada um de nós é chamado  para fazer parte do Reino de Deus. Toda vocação é um chamado de Deus, a uns  Ela chama para o matrimônio, a outros chama para servi-lo mais de perto: São os padres, os bispos, as freiras, os leigos e leigas consagrados. Essas pessoas deixam suas famílias e se colocam à serviço dos irmãos. Assim como Jesus chamou os apóstolos: vem e segue-me, ainda hoje Ele continua chamando pessoas dispostas para trabalhar para o Reino de Deus. Toda vocação nasce de uma família que reza  unida.

A vocação é uma resposta ao chamado de Deus para cumprir uma missão. A profissão é desenvolver uma atividade que eu escolho, conforme minhas qualidades, inclinações. Na vocação, eu vivo, na profissão , eu faço. Uma completa a outra, e a pessoa para ser feliz precisa estar no seu lugar vocacional ou profissionalmente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...