Seguidores

domingo, 11 de agosto de 2013

FAMÍLIA, CELEIRO SAGRADO DE VOCAÇÕES

É na família que a vida humana surge como uma nascente sagrada, cuja missão é guardar, revelar e comunicar ao mundo o amor à vida. O Concílio Vaticano II já a tinha chamado de a " Igreja doméstica" onde Deus reside, é reconhecido e amado, adorado e servido, e ensinou que:  A salvação da pessoa e da sociedade está intimamente ligada à condição feliz de comunidade conjugal e familiar. A família é chamada  por Deus a ser pai, a ser mãe, a gerar vida, a ser testemunhas do amor e da fraternidade. Portanto, torna-se o espaço e o ambiente ideais  para aprofundar  formar a consciência vocacional das crianças, dos adolescentes ,dos jovens, enfim, a responsabilidade   vocacional de todos.
    Disse o Papa João Paulo II que " os pais servirão verdadeiramente a vida dos seus filhos, se os ajudarem a fazer a sua própria existência um dom, respeitando as suas escolhas maduras e promovendo, com alegria, cada vocação, mesmo a vocação religiosa e sacerdotal". Nesse sentido, a família cristã é testemunha fiel no mundo e, comprometida com os ministérios na comunidade, proporciona um confronto sadio entre os ideais e sonhos dos adolescentes e jovens frente às propostas do Evangelho e das necessidades da Igreja e da humanidade.
    Portanto, a Família é celeiro, é o campo, é a sementeira das vocações. Elevemos nosso louvor à Deus e a nossa gratidão aos pais e à família que temos. Mesmo que muitos homens e mulheres não tenham assumido sua responsabilidade de pais, mesmo que muitos filhos e filhas estejam abandonados e excluídos de um aconchego familiar, de uma casa, temos a responsabilidade de anunciar e propor a família e seus valores como fundamento para que a vida não se perca e o Evangelho seja vivido e anunciado. Nossa vocação é da inclusão de todos em uma família que seja fraterna, justa, solidária, missionária e evangelizadora
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...