Seguidores

domingo, 8 de setembro de 2013

Sacramento da Reconciliação e Penitência

      Jesus deu aos sacerdotes (padres ) que são seus representantes na Igreja, o poder de perdoar os pecados.( Jo 20,21-23). Com estas palavras Jesus confia aos apóstolos o ministério da Reconciliação. Ler (II Cor 5,18 ), os Bispos, Padres tem pelo saramento da Ordem o poder de perdoar os pecados.
      Diante da grandeza deste Sacramento, a Igreja diz que todo sacerdote que ouve a confissão é obrigado a guardar segredo absoluto a respeito dos pecados que forem a ele confessados.
     Aos olhos de Deus, nenhum mal é mais grave do que o pecado, pois ele traz consequências  ruins ao próprio pecador, à Igreja e a todos  que estão à sua volta.
    A reconciliação, a Conversão, a volta para Deus é feita passo-a-passo, de forma contínua, a cada dia que passa precisamos ir melhorando, tentando mudar, e isso às vezes é difícil, mas a partir do momento que decidimos mudar, Deus derrama sobre nós sua misericórdia infinita.
    O fato de contar os pecados ao padre e cumprir a penitência, deve nos levar também a pedir desculpas e melhorar o relacionamento com aqueles ofendemos ou prejudicamos.
    No momento da confissão não devemos ver no sacerdote a pessoa que conhecemos, mas sim o próprio Cristo.
    Para se fazer uma boa confissão é preciso seguir alguns passos:

1 - FAZER UM BOM EXAME DE CONSCIÊNCIA  - Pensar em tudo que fizemos de errado, que me prejudicou ou que prejudicou a outros.Olhar para dentro de e perceber o pecado.

2 - ARREPENDIMENTO  - Se arrepender de verdade  de tudo que fizemos de errado. Sentir vontade d voltar, não querer ficar mais nessa situação.
3 - PROPÓSITO -Prometer a Deus que isso não vai mais acontecer, prometer   que vai mudar de vida.
4 - CONFISSÃO - É o momento em que confiança, sem medo, contamos os pecados ( não se deve omitir  nada).
5 - RECEBER O PERDÃO E CUMPRIR A PENITÊNCIA  - O  padre  pede que você faça uma oração ou algum gesto concreto.
     A confissão é o sacramento em que recebemos o abraço de Deus


COMO SE CONFESSAR

1- Fazer o sinal da cruz ao se aproximar do sacerdote
2- Dizer: Padre dai-me a benção porque eu pequei
3- Esta é minha primeira confissão ou depois dizer quanto tempo faz que  se confessou
4- Dizer os pecados
5- Dizer que está arrependido e pedir perdão
6- Rezar o ato de contrição
7- Receber a absolvição dos pecados dada pelo padre
8- Cumprir a penitência que  padre pedir
9 - Agradecimentos


Para se fazer um exame de consciência é necessário olhar para dentro de si e se perguntar como está meu relacionamento com Deus, com os irmãos e comigo mesmo
1 - Eu me aproximo do sacramento da penitência com desejo sincero de purificação, conversão, renovação de vida e de amizade mais profunda com Deus?
2- tenho esquecido ou omitido deliberadamente algum pecado grave em minhas confissões anteriores?
3- Tenho me esforçado para  colocar em prática os propósitos de ajustar minha vida ao Evangelh?


EXAME DE CONSCIÊNCIA

EU E DEUS
Procuro viver voltado para Deus e o coloco  em primeiro lugar de minha vida?
Rezo diariamente? Participo da missas aos domingos e nos dias santos?
Respeito o nome de Deus? Tenho vergonha de falar de Deus para as pessoas?
Tenho recorrido a Ele nas tentações?Tenho procurado outros deuses como : riquezas, espiritismo,  outras crenças confiando mais neles do que em Deus?
EU E O PRÓXIMO
Tenho verdadeiro amor ao meu próximo, ou tenho abusado dos meus irmãos para meu proveito pessoal e fazendo a eles o que não desejo para mim?
Ofendi alguém por palavras ou ações? Respeito os meus pais? Falo sempre a verdade? Sei respeitar o que é do outro?Procuro não cultivar ódio ou inveja no coração? Como uso as minhas palavras?Sei partilhar o que eu tenho ou sou egoísta? Sei ajudar quem precisa de mim, sobretudo os mais pobres?
Tenho contribuído para o bem e a alegria da minha família, pela paciência e o amor sincero?Tenho falado mal deles ou lhes desejado o mal? Tenho sido malcriado, respondão? Tenho vergonha deles? Tenho rezado por eles?
Tenho provocado brigas, guardado ódio ou raiva de alguém?
Tive desejo  de vingança ou me vinguei de alguém, desejando ou fazendo o mal, não perdoando a quem me ofendeu?
Tenho falado mal dos outros, fazendo fofocas?
Tenho tirado alguma coisa dos outros? Emprestado e não devolvendo?
Tenho ensinado alguém a fazer o mal?Dado maus conselhos? Aceitado más companhias ou convite para fazer o mal? Batido ou machucado alguém de propósito?
Tenho respeitado a vida dos outros? Tenho respeitado o corpo dos outros como a "casa de Deus"? Pensado mal ou julgado mal os outros?
Tenho sido causa  de pecado para os outros, me insinuando ou provocando?
EU COMIGO MESMO
Busco sempre crescer mais na fé?Procuro usar bem o meu tempo ou sou preguiçoso?
Tenho procurado  conservar a graça de Deus em minha alma?
Tenho sido sincero com as pessoas?
Tenho procurado coisas que fazem mal ao meu espírito: conversas, diversões, vícios, leituras imorais amizades, namoros?
Tenho respeitado o emu corpo com "Templo do Espírito Santo"
Tenho me afastado de Deus por vaidade, preguiça,gula raiva, malícia, desonestidade, más companhias?
Tenho deixado de rezar e me comunicar com Deus?
Sei manter a paciência? Sou responsável em minhas obrigações?


Este exame de consciência auxilia muito  no momento da confissão  se for feito com sinceridade e com fé.

Um comentário:

Também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...