Seguidores

terça-feira, 8 de abril de 2014

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2014

FOI PARA A LIBERDADE QUE CRISTO NOS LIBERTOU


A liberdade de que Jesus fala, é de que a liberdade não deve ser usada para fazer o que é errado; deve ser uma liberdade vivida com amor, alegria, paz, paciência, bondade, lealdade..
 Liberdade, não é simplesmente fazer o que quiser, sem se importar com as consequências.
    Um dependente de drogas pode até dizer: Sou livre, ninguem manda em mim, uso drogas porque quero; mas ele não é livre, está dominado por um desejo que não consegue controlar e que vai ser explorado por alguém que vai estar ganhando dinheiro com isso.
    O mesmo pode acontecer com quem não consegue controlar a gula, a preguiça, sua língua.
     Uns perdem a liberdade porque são enganadas, é o que acontece com o tráfico de pessoas.O traficante promete uma boa situação, convence a pessoa a sair do seu lugar e depois quando está desamparada, é obrigada a fazer o que vai dar a ele um lucro desonesto.
    A extrema pobreza, também pode levar uma pessoa a ser vítima deste processo: como não tem meios de se sustentar( ou de criar os filhos) acaba se colocando a serviço de que não vai tratá-la com dignidade, não vai respeitar  seus direitos e até obrigá-la a fazer algo errado.
    Será que Deus não poderia ter criado as pessoas para fazerem só o bem? Sem possibilidades de coisas erradas ? Se Ele tivesse feito  isso,, seríamos como robôs. Sem capacidade de escolha não haveria amor verdadeiro, generosidade, e tantas outras coisas que fazem as pessoas serem tão especiais.
    Desde o começo, a Bíblia nos mostra a humanidade representada  em Adão e Eva com capacidade de escolher. Se escolhermos desobedecer as leis de Deus, criamos um mundo que não tem mais jeito de Paraíso e produzimos infelicidade. Isso não é castigo de Deus, é consequência da falta de sabedoria na escolha. Se formos inteligentes, faremos o que Deus pede, porque,  como um bom Pai, tudo o que Ele nos manda fazer, é para o nosso bem.
   O resumo de toda Lei de Deus é simples: "Amarás  o teu próximo como a ti mesmo."
   Jesus diz:" O que desejais que vos façam,, fazei-o, vós também a eles" ( Mt 7,12)
   Alguém gostaria de ser vendido como escravo? Então não pode escravizar os  outros. Alguém ficaria feliz se fosse enganado, se alguém se aproveitasse da sua situação de necessidade para tornar a sua vida ainda pior ? Então não engane o seu próximo .Alguém ficaria feliz se o seu trabalho fosse desrespeitado e só servisse para o outro ganhar dinheiro.
  Jesus também dizia que o dinheiro e o lucro, não pode , valer mais que a caridade, o respeito ao próximo, a prática do bem.
  O amor ao próximo e a  prática da justiça são exigências repetidas continuamente na Bíblia. Deus exige isso de nós porque nos ama e sabe que só assim conseguiremos ser felizes d verdade.
Jesus  fala em alegria, apresenta o amor como um  caminho bom, de felicidade.
  Para que essa alegria aconteça, é preciso que todos se importem com todos. Só assim todos estarão seguros, porque todos serão protetores  de todos.
 Todo ser humano é precioso.
    Nesta Campanha da Fraternidade,a Igreja nos convida a contemplar a dignidade humana, que é desrespeitada sempre que uma pessoa é tratada como um simples objeto de lucro, uma mercadoria.
Vamos recorda  que  refletimos nestas quatro semanas e vamos nos apresentar a Deus como pessoas que querem ser sempre capazes de valorizar os outros filhos e filhas de Deus que conosco formam uma grande família humana.
Jesus nos mostra o que Deus  espera de nós. Ele não precisa de nada, mas se sente bem servido quando socorremos os irmãos que precisam de ajuda e sabemos nos comportar como uma grande e verdadeira família solidária. Diante dos direitos roubados de tantos filhos e filhas d Deus, devemos lembrar como o Pai, que ama a todos com amor sem fim, quer uma humanidade em que todos se sintam bem atendidos.


QUANDO O DIA DA PAZ RENASCER( Pe  Zé Vicente)

Quando o dia da paz renascer
Quando o sol da esperança brilhar, eu vou cantar!
Quando o povo nas ruas sorrir
E a roseira de novo florir, eu vou cantar!
Quando as cercas caírem no chão
Quando as mesas se encherem de pão, eu vou cantar!
Quando os muros que cercam jardins,
Destruídos então os jasmins vão perfumar
     Vai ser tão bonito se ouvir a canção, cantada de novo!
      No olhar da gente a certeza do irmão, reinado do povo!
Quando as arma da destruição
Destruídas em cada nação, eu vou sonhar!
E o decreto que encerra a opressão,
Assinado num só coração, vai triunfar!
Quando a voz da verdade se ouvir
E a mentira não mais existir, será enfim
Tempo novo de eterna justiça.
Sem mais ódio, sem sangue ou cobiça: vai ser assim
...

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...