Seguidores

terça-feira, 15 de abril de 2014

SEMANA SANTA E PÁSCOA

A Quaresma é tempo de fazer "caminho" com  Jesus para chegar à Ressurreição. Fazer caminho significa conversão e seguimento. A Quaresma sempre nos propõe a olhar os gestos de Jesus e para uma verdadeira conversão.
O que significa converter-se, num mundo que nos propõe todas as facilidades para viver globalmente o individualismo?
    Jesus, ao percorrer o caminho da cruz não  pensa Nele, nas suas dores, mas nas dores de tantos crucificados como Ele, que buscam a Ressurreição. A cruz é sinal de conversão e mudança, transformação para a conquista de mais vida.
    Páscoa,  é passar de uma vida centrada sobre nós mesmos, sobre o nosso egoísmo, para uma vida solidária com os muitos irmãos marginalizados em nossa sociedade. Portanto, o anúncio cristão não para na cruz. No meio de nós está presente Jesus, o Ressuscitado, o Deus vivo. Antes de tomar o caminho da cruz, Jesus  nos apresenta uma proposta de vida, que é um programa de conversão.
   DOMINGO DE RAMOS
É o início da Semana Santa.nós recordamos e entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. O povo soube que Jesus entraria na cidade, ficaram esperando para saudá-lo. A multidão estendia seus mantos e ramos  para jesus passar e todos O saudavam e cantavam dando vivas ao Rei que passava( Mt 21,8-11)
   SEGUNDA-FEIRA SANTA
João 12,1-11 - Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia na casa de seu amigo Lázaro. Enquanto Marta servia o jantar Maria  Ungiu os pés de Jesus com óleo de bálsamo e os enxugou com os cabelos. Quantas vezes, nós também temos oportunidade de estarmos perto de Jesus e nos ocupamos com outras coisas. Nós podemos hoje continuar reagindo de uma destas  duas maneiras. Qual delas vamos escolher?
TERÇA-FEIRA SANTA
João 13,21-33 e 36-38 - Jesus prevê que será traído por um dos apóstolos. Pedro também o trai, mas se arrepende e tem sua fé renovada. Temos que lutar para não pecar. E se cometemos temos que tirar proveito deles, pois o arrependimento fortalece nossa amizade com Cristo.
QUARTA-FEIRA SANTA
Mateus 26, 14-25 - Judas está tramando a traição e por 30 moedas de prata entrega o seu Mestre
QUINTA-FEIRA SANTA
João 13,1-15
 Jesus lava os pés dos discípulos em sinal de humildade, purificação e serviço. É também o dia em que se celebra  a Ceia do Senhor com a instituição da Eucaristia, alimento especial  e eterno que Cristo nos deixou. Ao consagrar o Pão e o Vinho, Jesus celebrou a primeira missa e instituiu o Sacerdócio (Lucas 22, 1-23)
Jesus está reunido com os discípulos para comer a ceia da Páscoa juntos. O gesto de se pôr de joelhos diante de cada um dos discípulos para lhe lavar os pés, o Mestre nos ensina qual a maneira mais certa de estar diante dos defeitos dos outros, de suas falhas, seus pecados e nos convida a nos colocarmos de joelhos e lhes devolver a possibilidade de continuar caminhando. Somos convidados a  ser a Igreja do avental, que se coloca a serviço na defesa dos que mais sofrem, dos que não tem defesa. Vamos com coragem, vestir o avental do servir na alegria e testemunhar todos os gestos praticados por Jesus.
SEXTA-FEIRA SANTA
João 18,1-42
Jesus é pregado na cruz. A conclusão da missão de Jesus entre nós ocorreu de forma dolorosa e sofrida, mas a sua fidelidade foi  muito maior. João 19,26-27. Momentos após deu o último suspiro. A graça da Paixão não tem fim: vem inundando constantemente o mundo de paz, de graça, salvação e misericórdia. Cada cristão, pode dizer com convicção: Jesus morreu por mim! De forma particular e Nele depositar sua esperança.
É um dia especial. O sofrimento de Jesus é lembrado pelo povo como sofrimento de todos. São as cruzes que os oprimidos, os abandonados e os marginalizados carregam. Neste dia não se celebra nenhuma missa, mas é distribuída a Eucaristia, que significa a certeza da presença de Cristo vivo e solidário em nosso sofrimento.(Lucas 23, 33-46)
SÁBADO SANTO OU DE ALELUIA
Marcos 16,1-7     Mateus 28, 1-10
É o fim das trevas, da escuridão  e da morte. Acontece a benção do FOGO onde o sacerdote acende uma grande vela , o CÍRIO PASCAL, n ela estão gravadas uma CRUZ e as letras alfa e ômega, a primeira e a última letra do alfabeto grego simbolizando que Cristo é o PRINCÍPIO E O FIM de todas as coisas. O Círio representa Cristo ressuscitado, que é a luz e é acesa durante todas as celebrações litúrgicas até a festa de Pentecostes, quando se encerra o tempo Pascal. Também no Sábado Santo é abençoada a ÁGUA que recorda o nosso Batismo. A Igreja está toda alegre: Nosso Senhor está vivo no meio de nós! Aleluia.
DOMINGO DA RESSURREIÇÃO
Lucas 24, 1-10
É o Domingo da Páscoa quando a Igreja celebra sua maior festa: A Ressurreição de Jesus, que é a passagem da morte para a vida. A ressurreição é a maior  prova de que Cristo é realmente Deus. Jesus está vivo em nosso meio.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...