Seguidores

segunda-feira, 19 de maio de 2014

O ESPÍRITO SANTO NAS COMUNIDADES

O ESPÍRITO DE JESUS CONTINUA A MISSÃO


Após a Ressurreição, Jesus voltou para o Pai ( At 1,9). Daí por diante, a missão seria dos discípulos. Porém, seriam eles capazes de continuar sozinhos o anúncio do Reino? Pois, se  na hora da cruz, todos fugiram e até Pedro negou que conhecia Jesus...( Mc 14,50.68)
   O Senhor não os deixou sozinhos. Seu Espírito continuou agindo na comunidade após sua partida. O Espírito de Jesus, que chamamos Espírito Santo, é o verdadeiro continuador da missão evangelizadora. Ele anima a comunidade e lhe dá  força para levar à frente o anúncio do Reino. O Evangelho só chegou a nós hoje porque o Espírito de Jesus não abandona sua  Igreja.

O ESPÍRITO SANTO CONSTRÓI A COMUNIDADE

Como o Espírito Santo age na comunidade cristã?

* Animando, fortalecendo e enviando a comunidade evangelizadora ( At 13,2-3)
* Ajudando-a a compreender cada vez melhor tudo o que Jesus disse e fez ( Jo 14,26)
* Gerando a unidade na diversidade( 1Cor 12,13 ;Gl 3,28)
* Abrindo seus olhos diante da realidade atual e dando-lhe fome e sede de justiça( Mt 5, 3. 10)
* Provocando-a para compromisso com a vida no amor dos irmãos.

De forma especial, o Espírito distribui dons entre os membros da comunidade. O dom é um talento ou capacidade que a pessoa recebe de Deus para o benefício próprio e da comunidade. Todo os dons devem ser colocados  a serviço uns dos outro, pois ninguém basta a si mesmo ( 1 Cor 12, 7.11).
    O dom do Espírito Santo é um carinho de Deus para conosco, que nos traz felicidade ( Gl 5, 22). Também é um desafio à comunidade. Receber o dom do Espírito é o mesmo que receber uma missão: a de colocar-se a serviço de todos, principalmente dos pobres, os preferidos de Deus.
    O povo tem uma devoção especial aos " sete dons" : Piedade, Ciência, Entendimento, Sabedoria, Temor  de Deus, Conselho,e Fortaleza.. Há muitos outros dons que também devem ser pedidos constantemente a Deus, pois Ele se alegra em concede-los.

VIVER NO ESPÍRITO É VIVER NO AMOR
Vida no Espírito não é possuir dons extraordinários, saber tudo sobre religião ou ser agente de pastoral muito ocupado . A vida no Espírito é a vivência no amor fraterno, tal como Jesus fez e ensinou (Jo 15,12). É colaborar com a ação Dele em nós, na comunidade e no mundo.
   Todo aquele que ama a Deus e aos irmãos está vivendo no Espírito. Esse não é um privilégio dos cristãos  não! Quem ama concretamente aos outros está sendo movido pelo Espírito de Deus, que habita nos corações de todas as pessoas ( Rm 8, 14-15).
   Uma comunidade que é apenas um grupo de pessoas sem compromisso entre si e com a sociedade, demonstra que está vivendo contra o Espírito. Já a comunidade que dá testemunho concreto da Boa Notícia e se coloca a serviço está no Espírito de Jesus.













 ( Texto tirado da  revista Ecoando)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...