Seguidores

terça-feira, 26 de agosto de 2014

SER CATEQUISTA

Não fostes vós que Me escolhestes, mas fui Eu que vos escolhi (JO 15, 16).
SER CATEQUISTA é uma vocação! É um chamado da parte de Deus para uma missão.
“O chamado a SER CATEQUISTA não é algo pessoal, mas obra divina, graça. A missão do catequista está na raiz da palavra ‘catequese’, que vem do grego ‘katechein’ e quer dizer ‘fazer eco’”.

CATEQUISTA é aquele/la que se coloca a serviço da Palavra, que se faz instrumento para que a Palavra ecoe. O Senhor chama você para que, através da sua vida, da sua pessoa, da sua comunicação, a Palavra seja proclamada, Jesus Cristo seja anunciado e testemunhado.

Conforme afirma São Paulo“Não é a nós mesmos que pregamos, mas a Jesus Cristo, o Senhor. Quanto a nós, apresentamo-nos como servos vossos, por causa de Jesus”  (2 Cor 4,5).
CATEQUISTA é aquele que vê no próximo um ser com possibilidades de ser transformado. Não é fazê-lo á nossa semelhança, mas sim avaliar suas potencialidades e deduzir até onde aproveita-las.

SER CATEQUISTA não significa você ser o sábio, mas requer coração forte, vontade firme.

SER CATEQUISTA é semear a esperança com gestos e palavras
e levar a todas as pessoas a mensagem salvadora do amor.

SER CATEQUISTA é experimentar Jesus e assim como Paulo dizer “não sou eu que vivo, mas Cristo que vive em mim, fazendo novas todas as coisas”.
O CATEQUISTA não desiste! A derrota de hoje, pode estar na vitória do amanhã. Repetir com convicção : Vou continuar! É preciso fundamentar essa vocação com a leitura da Palavra de Deus, aprendendo dos simples, ter olhos abertos, atentos á realidade; ter coração humano, fraterno, é ser continuador de Cristo entre os humilhados.

Gostaria de dizer aos catequistas que vale a pena continuar nesse trabalho, mesmo com todas as dificuldades que encontramos. Mas, é mais válido ainda, quando temos a certeza de que estamos plantando a árvore do amor, da justiça, da liberdade, e também da Luta. Como Ele mesmo diz: Eu não.vim trazer a Paz, mas, a Espada… (Mt 10, 34).
Ser catequista é ser a luz do mundo e sal da Terra. ( Mensagem de uma catequista da Paróquia São Paulo
Apóstolo)



Um comentário:

Também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...