Seguidores

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

SANTAS PERPÉTUA E FELICIDADE

    Perpétua nasceu de família nobre e pagã, era uma jovem mãe de 22 anos que se converteu ao cristianismo.
   Felicidade era sua criada que também havia se convertido. Ser cristão naquele tempo era um risco muito grande, a pessoa poderia perder a vida, a qualquer momento, podia-se terminar em um circo, enfrentando as feras para divertir o povo.
   Perpétua tinha um filhinho de colo, seu  pai, que era pagão, suplicava-lhe e se humilhava, pedindo à filha que negasse a fé: bastava uma palavra contra a fé cristã e ela estaria a salvo e de volta no meio de sua família . Perpétua, ente lágrimas e soluços repetia:" Não posso, sou cristã"!
   Ela e sua criada foram martirizadas em 7 de março de 203, na cidade de Cartago, por ordem do imperador romano Sétimo Severo, que havia proibido a conversão ao cristianismo. As lembranças e anotações escritas por Perpétua, durante o tempo de prisão que antecedeu seu martírio, formam um livro com o título: Paixão de Perpétua e Felicidade. A cada martírio, aumenta-se as conversões. Santas Perpétua e Felicidade são lembradas até hoje  na liturgia da Igreja, quando são invocadas na Ladainha de Todos os Santos.
   As Santas nos ajudam hoje, depois de tanto tempo, a  repensar nossa postura  de cristãos. No mundo, onde tudo é relativo, onde as pessoas fogem de compromissos definitivos, somos estimulados pelo exemplo dessas santas mulheres a honrar a coragem e fidelidade delas pela nossa vivência de uma vida cristã  coerente nos dias de hoje.
    Sejamos corajosos como elas diante de oportunidades que a vida nos oferece para honrarmos nossa fé cristã. Hoje não somos expostos a feras dentro de uma arena, porém somos a todo instante bombardeados de informações e contra valores que nos empurram para uma vida  contrária a nossa fé cristã. Respondamos a todo instante com firmeza nessas situações: Não posso, sou cristão!
            Santas Perpétua e Felicidade, rogai por nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...