Seguidores

terça-feira, 1 de março de 2016

LITURGIA E CATEQUESE

  Há um esforço tanto da liturgia quanto da catequese para uma caminhada conjunta. Mas ainda persiste a distância entre liturgia, celebração e catequese. Percebe-se que catequizandos não participam da liturgia. Por outro lado a liturgia tem pouco compromisso com a catequese. Como é esta realidade? Há uma interligação ou a catequese está separada da liturgia e  a liturgia distante da catequese?
  AS ORIGENS
Desde as origens, catequese e liturgia caminham juntas. A catequese necessita da liturgia e a liturgia da catequese.
A liturgia celebra o mistério de Cristo através dos ritos, palavras, símbolos, gestos que revelam  e significam. Disto decorre  a importância da Catequese  que vai aprofundar o mistério de Cristo, dar sentido e significado para os ritos, palavras e gestos.
De certa maneira pode-se afirmar que a catequese e a liturgia nasceram juntas e uma necessitam da outra.
A Liturgia sem catequese torna-se um rito vazio e a catequese sem a liturgia tornam-se palavras sem eco. Durante séculos não se distinguia a catequese da liturgia. Mas ao longo do tempo, por diversas razões , a catequese foi se distanciando da liturgia e a liturgia da catequese.
Essa separação foi prejudicial para ambas e em especial para a experiência da fé e da celebração.

CATEQUESE E LITURGIA
 " Na liturgia. Deus fala a seu povo e o  povo responde a Deus com cânticos e orações".
A proclamação da Palavra, as orações, os ritos sacramentais, a vivência do ano litúrgico, as festas, o tríduo pascal são verdadeiros momentos de educação e crescimento da fé.
   A liturgia é fonte inesgotável da catequese, síntese e cume da vida cristã . A celebração é ao mesmo tempo, vivência e anúncio dos mistérios da salvação. Assim a liturgia é lugar privilegiado de educação da fé.
Conforme o Diretório Nacional de Catequese " O mistério de Cristo anunciado na catequese é o mesmo que é celebrado na liturgia  para ser vivido, pois pelos sacramentos a liturgia leva a fé e a celebração da fé se insere nas situações da vida.
" A catequese como educação da fé e a liturgia como celebração da fé são duas funções da única missão evangelizadora e pastoral da Igreja".
A liturgia com seu conjunto de palavras, ritos, símbolos e cores requerem da catequese uma iniciação gradativa para que a liturgia seja compreendida e vivenciada.
TAREFA DA CATEQUESE

É missão da catequese iniciar os catequizandos nos sinais, ritos e símbolos litúrgicos e através deles introduzi-los no mistério pascal. É a catequese litúrgica que prepara os sacramentos. Ajuda a vivenciá-los e imergir o cristão na profundidade do mistério cristão.
É a catequese que explica o conteúdo das orações, o sentido dos gestos e símbolos, educa para a participação, contemplação, vivência da fé e da caridade
O roteiro de catequese, em cada encontro com  catequizandos, deve ser um processo de interação entre a vida, a fé e a celebração.
Texto de Dom Juventino Kestering  - Bispo de Rondonópolis  MT





     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...